5 dicas para escolher a melhor empresa de hospedagem para seu site - Terra Empresas

5 dicas para escolher a melhor empresa de hospedagem para seu site

Quais são os bons negócios para cidades pequenas?
Quais são os bons negócios para cidades pequenas?
16 de julho de 2018
Conheça as histórias de sucesso de empresas que deram certo
Conheça as histórias de sucesso de empresas que deram certo
27 de julho de 2018

Em meio às infinitas atribuições de um empreendedor ou trabalhador autônomo, é possível que você não tenha tempo para investir em estudos sobre presença digital. Para te ajudar, confira 5 passos simples para escolher a melhor empresa de hospedagem para seu site.

 

1. Quais são os tipos de hospedagem?

O primeiro passo é compreender as diferenças entre hospedagem gratuita e hospedagem paga . Se há poucos recursos a investir ou, então, não é preciso contar com recursos adicionais para o site – como criar endereço com o domínio personalizado da sua empresa, www.nomedasuaempresa.com.br por exemplo, ou ter suporte técnico –, a modalidade gratuita pode te atender. Mas se você quer contar com apoio especializado ou pretende utilizar funções que deixarão a sua página mais interativa e funcional, vale a pena investir, mesmo que seja em um pacote básico.  

 

2. Cuidado com a segurança

O cuidado com a segurança do seu site é fundamental. Garanta que a empresa estudada para hospedar seu domínio tenha um servidor robusto e seguro. Questione sobre o uso do certificado SSL, que garante a proteção dos dados da página e de quem a acessa. Páginas que não utilizam mecanismos como esse são vistas como perigosas pelo Google, podem ser penalizadas ao não serem exibidas nas páginas de pesquisa – e isso é a última coisa que você quer.

 

3. Localização do servidor

Por mais que a distância física não seja tão determinante quando o assunto é presença digital, esse fator é um diferencial na hora de escolher uma empresa de hospedagem de sites. Quanto mais próximo do local de acesso estiver o servidor, mais rápida será a resposta ao acesso do seu site. Consequentemente, empresas que contam com servidores brasileiros costumam cobrar mais caro pelo serviço de hospedagem.

Portanto, se a maioria dos visitantes do seu site for formada por brasileiros, considere a possibilidade de contratar uma empresa com infraestrutura no Brasil. O tempo de resposta de um servidor nacional costuma ser seis vezes menor do que de um servidor norte-americano.

 

4. Volume de acessos

Se o seu objetivo com a criação de um site é abrigar um blog ou um e-commerce, a quantidade de acessos ao seu site pode ser variável, dependendo da estratégia de divulgação que você assumir. Isso impacta diretamente no preço do serviço contratado. Se sua marca é pequena e você ainda não consegue investir em mídia para aumentar o alcance do seu conteúdo, por exemplo, é provável que o volume de visitas seja pequeno, fazendo com que seja possível contratar um servidor menos robusto.

Já se sua marca for naturalmente mais conhecida na web, ou, se você tem uma verba considerável para investimento em anúncios, é bem provável que o número de acessos seja grande, fazendo com que você precise contratar um servidor que consiga atender a vários acessos simultâneos. Isso envolve a contratação de um servidor dedicado, que pode custar até R$ 6 mil ao ano, ou de uma modalidade de serviço que te ofereça suporte técnico.

Dessa forma, a recomendação é criar seu site com hospedagem simples ou compartilhada, mas com suporte especializado para fazer a página crescer conforme os acessos aumentarem. Há serviços com mensalidades abaixo dos R$ 50 que ofertam essas funcionalidades.

 

5. Suporte técnico e cópia de segurança

Este é um dos aspectos mais importantes na hora de se contratar uma empresa de hospedagem de sites. Mesmo pessoas habituadas ao mundo digital podem precisar de ajuda para tomar decisões relacionadas ao seu site. Por isso, é fundamental levar este aspecto em consideração na hora de contratar uma empresa de hospedagem: haverá suporte técnico especializado?

Além do suporte, é importantíssimo que você tenha garantias de recuperar o conteúdo do seu site caso haja algum problema na plataforma. Assim, compreenda como funciona o sistema de cópia de segurança e os custos relacionados a isso. Se algo der errado, é importante ter garantias de que nem tudo será perdido.

 

Agora você já sabe como se decidir

Lembre-se de pesquisar bem na hora de escolher a melhor empresa de hospedagem para seu site. Confira análises sobre os serviços, descubra a opinião dos clientes e lembre-se de levar em consideração a localização do servidor, a quantidade de acessos que ele suporta e quais os preços envolvidos no serviço.

 

O Terra Empresas oferece serviços de hospedagem para o seu site com segurança e qualidade, além de produtos como contratação de domínio, e-mail profissional e anúncios para ajudar seu negócio a crescer. Clique para falar com a gente

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos

Faça uma busca

Navegue pelas categorias