Quais são os bons negócios para cidades pequenas? - Terra Empresas

Quais são os bons negócios para cidades pequenas?

Porque a gestão de documentos é determinante para o sucesso de seu negócio
Porque a gestão de documentos é determinante para o sucesso de seu negócio
11 de julho de 2018
5 dicas para escolher a melhor empresa de hospedagem para seu site
5 dicas para escolher a melhor empresa de hospedagem para seu site
24 de julho de 2018

O desafio de ter seu próprio negócio é repleto de dificuldades. É comum que cidades grandes sejam as escolhidas para quem já tem trajetória no empreendedorismo, mas há aqueles mais corajosos que se arriscam em cidades pequenas e precisam superar desafios ainda maiores.

Confira dicas para superar esses desafios e aprenda como abrir e lucrar com um negócio para cidades pequenas.

 

Como funcionam as cidades pequenas?

O primeiro passo para empreender em uma cidade menor é entender quais são as oportunidades disponíveis – aquelas que são necessidades dos moradores, mas ninguém conseguiu atender ainda -, desvendar as áreas da cidade carentes em serviços ou produtos e identificar quais são as limitações de infraestrutura no local. Entender o que vem pela frente e fazer uma boa leitura do futuro é uma vantagem de negócio e tanto, ainda mais nas cidades menores.

É importante fazer um estudo de mercado voltado para o lugar onde sua loja ou empresa será instalada. Você pode consultar informações no banco de dados da prefeitura da cidade, consultar comerciantes da região ou até mesmo tentar conversar com os moradores pelas praças e pontos de encontro. Esse processo significa basicamente passar um tempo no local para compreender melhor como se vive na região.  

Outro ponto determinante para ser bem-sucedido em uma pequena cidade é saber que tipo de negócio há por ali. Entenda quais são os tipos de negócio que têm obtido sucesso e quais demandas têm sido atendidas. Fuja de mercados que já estejam saturados na região e tente ser o primeiro onde há demanda mal atendida ou que ainda não foi explorada por outros concorrentes.

Descubra a faixa etária, hábitos de consumo e classe social dos moradores, desvendando, assim, as demandas do seu novo público para ter mais chances de sucesso.

 

Quais tipos de negócio são lucrativos em cidades pequenas?

Agora que você já sabe quais são as informações necessárias para fazer sucesso em cidades pequenas, confira alguns modelos de negócio ou áreas de atuação que costumam funcionar bem nesse tipo de contexto:

 

1. Manutenção e alimentação

Dois mercados que existem em qualquer lugar são os de manutenção e alimentação. Afinal, sempre será preciso se alimentar na rua e pode acontecer de alguns produtos estragarem ao longo do tempo. Saiba explorar os segmentos de alimentação que despontam ocasionalmente no mercado, ou, ainda, esteja atento à possibilidade de apostar em franquias como as de “Marido de aluguel” ou “Faz tudo”.

 

2. Estética e vestuário

Se você optar por competir no mercado de moda e estética, saiba que a concorrência vai ser grande. Isso porque o mercado é considerado ainda promissor em 2018 e as expectativas são de expansão dos setores.

O segredo para atuar neste nicho é saber como segmentar o seu público e focar os seus esforços em estratégias para atraí-lo. Tente vencer a concorrência com diferenciais exclusivos – que tal um clube de clientes ou um cupom de descontos por fidelidade? – e se destaque no mercado pela qualidade do seu serviço ou produto.

 

3. Que tal um food truck?

A moda dos food trucks chegou já faz alguns anos e ainda segue como uma boa possibilidade para empreender. Em cidades do interior, as praças costumam ser os pontos de encontro e, com certeza, você já viu esse tipo de negócio ao redor das tradicionais festinhas. Tente descobrir aquilo que já é feito nos futuros concorrentes e diferencie o seu negócio para atrair a clientela – seja por uma possibilidade de alimentação diferenciada ou por um modelo de atendimento chamativo.

 

4. Farmácias: pessoas e animais

O mercado de produtos farmacêuticos tem taxa de sobrevivência de 86% segundo a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias. O segmento é impulsionado pela venda de cosméticos e pelo crescimento constante do mercado pet. Como é uma necessidade básica, as farmácias enfrentam grande concorrência, mas o empreendimento tem rendimento mensal médio de R$ 95 mil quando é de pequeno porte.

 

5. Seja um franqueado

Quando se pensa em empreender, a possibilidade de se tornar um franqueado precisa ser considerada. Afinal, o modelo de negócio já foi desenvolvido no mercado e há opções variadas para abrir a sua lojinha: é possível optar por uma rede de alimentos (é preciso conferir as limitações por quantidade de habitantes neste caso), roupas, objetos de papelaria, serviços para casa e muito mais. Com certeza será possível encontrar algum modelo de franquias que se encaixe perfeitamente nos objetivos que você tem.

 

Conheça o mercado e procure inovar

O passo fundamental para obter sucesso em um empreendimento é conhecer muito bem o contexto em que ele está. A chave para saber como lucrar com bons negócios em cidades pequenas é ter conhecimento de mercado. Somente assim será possível lidar com o público da maneira mais eficiente possível e, consequentemente, destacar-se em mercados tão variados quanto serviços de alimentação, manutenção, food trucks ou franquias.

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos

Faça uma busca

Navegue pelas categorias